24/01/2018 - 15:00

Contraf-CUT cobra fim de ameaça de descomissionamento para gerentes sem CPA20

A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Econômica Federal (CEE/Caixa), que assessora a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), enviou um ofício à direção da Caixa, na tarde desta terça-feira (23) para cobrar o fim da exigência do Certificação Profissional Anbima - Série 20 (CPA-20) para empregados que queiram ocupar cargo de gerente de relacionamento.

Anbina é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, uma entidade privada que, como descrito no seu site, fala em nome de instituições como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras.

“Os sindicatos de todo o país apuraram que milhares de empregados da Caixa estão ameaçados de descomisionamento sumário, tendo sua renda encolhida e sua carreira interrompida por essa exigência absurda. Pelo mal que isso acarreta na saúde e nas vidas dos trabalhadores, pedimos a suspenção de tal cobrança até que haja discussão esta comissão”, declarou Dionísio dos Reis, coordenador do CEE/Caixa.

Ele lembra que a Caixa se comprometeu a sempre discutir previamente com os empregados as alterações na vida funcional dos empregados, por meio da mesa de negociação permanente (cláusula 49, parágrafo terceiro, do Acordo Coletivo de Trabalho da categoria).

“Por isso, cobramos esclarecimentos sobre a razão da cobrança de CPA-20 para todos gerentes de ‘carteira’. Além do mais, a Caixa é o único dentre os grandes bancos que exige tal certificação de forma tão ampla”, disse o coordenador da CEE/Caixa.

Ele ressalta que tal exigência traz enormes consequências para os trabalhadores que não possuem a certificação e pede que as entidades representativas sejam informadas do número de trabalhadores sem o CPA-20 que estão pendentes dessa certificação.

Fonte: Contraf-CUT

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie