19/08/2015 - 13:45

COE discute pautas específicas do Banco Mercantil do Brasil

Os representantes da Comissão de Organização dos Funcionários (COE) do Banco Mercantil do Brasil se reúnem, nesta quarta-feira (19) e na quinta-feira (20), na sede da Contraf-CUT, em São Paulo, para discutir pautas específicas que serão entregues ao banco, além de avaliar o último balanço divulgado neste mês, quando a instituição financeira voltou a registrar crescimento. 

No primeiro semestre de 2015, o lucro líquido foi de R$ 48,5 milhões, o que representa uma melhora significativa em relação ao mesmo período do ano passado, com prejuízo líquido de R$ 76,1 milhões. Com esse resultado a rentabilidade ficou em 14,17%, de acordo com análise do balanço, feita pelo Dieese. Mesmo com uma recuperação expressiva dos rendimentos, o banco encerrou o primeiro semestre com 2.778 funcionários e uma redução de 92 postos de trabalho em doze meses.

O secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT, Carlindo Dias (Abelha), salienta que estes e outros dados serão avaliados pelo COE.

"Diante de resultados tão positivos, queremos discutir com o banco a manutenção do emprego e ampliação dos postos de trabalho. Nas reuniões do COE também analisaremos a conjuntura econômica atual. Os bancos continuam alcançando altos lucros e precisam investir, também, na melhoria das condições de trabalho", explica

Entre as pautas específicas, os funcionários reivindicam melhorias no modelo de PLR e também mais segurança. O coordenador do COE do BMB, Marco Aurélio Alves, ressalta que o Mercantil do Brasil ainda mantém abastecimento frontal dos caixas eletrônicos, colocando em risco os funcionários.

"Nós estamos entrando com ações na justiça para que este procedimento mude. No Espírito Santo já conseguimos uma vitória, o abastecimento agora é feito com segurança. A justiça também analisa outra ação do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte. Nossa reivindicação é que o banco resolva este problema em todo o País. O bancário está exposto ao perigo ao trabalhar com o dinheiro na área pública, de grande circulação", afirma Marco Aurélio.

Agenda

Reunião COE - Mercantil do Brasil

Dias 19 e 20 de agosto

10h- sede da Contraf-CUT - São Paulo

Fonte: Contraf-CUT

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie