Sindicato cobra esclarecimentos do BB e da Caixa

28/11/2013 - 13:45

Sindicato cobra esclarecimentos do BB e da Caixa

Na tarde de quarta-feira (06), os diretores do Sindicato se reuniram, separadamente, com os representantes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil (BB), a fim de obter esclarecimentos acerca de práticas antissindicais durante a Campanha Nacional 2013; denúncias de assédio moral e convocação dos concursados.

Estiveram presentes nas reuniões, representando a Caixa, Clayton Rosa, Superintendente Regional do Triângulo, Márcio Cunha, Gerente Geral, e Roberto Piau, Gerente de Pessoas Jurídicas. Representando o BB, esteve presente o Superintendente Regional em Patos de Minas, Edinei Oliveira. O presidente Ivan Gomes e os diretores Gilberto Caixeta e Lara Mattos representaram o Sindicato.

Caixa: Os dirigentes iniciaram a reunião abordando sobre a Campanha Nacional dos Bancários, realizada neste ano. Foi denunciado que durante o período da greve da categoria, nas cidades de Patrocínio e Carmo do Paranaíba, os diretores depararam-se com o autoritarismo e práticas de assédio moral exercidas pelos gerentes de ambas as agências, e que o gerente da agência de Patrocínio até removeu os cartazes de greve afixados, caracterizando uma prática antissindical que afronta um direito legítimo, consagrado na Constituição Federal.

Além disso, recentemente, foi denunciado ao Sindicato a prática de assedio moral ocorrida através do envio por e-mail, de um “Informativo Atendimento” que sugere a reflexão sobre a credibilidade de atendimento que é passada por uma pessoa que usa um terno, em detrimento de outra que não faz uso dessa vestimenta.

Assim, além de discriminar os funcionários, o banco sugere um tipo único de roupa para todos , o que caracteriza o uniforme. A cláusula 34ª da Convenção Coletiva prevê que quando exigido ou previamente permitido pelo banco, será por ele fornecido, gratuitamente, o uniforme do empregado.

Clayton alegou que o intuito do informativo não foi exigir um padrão de roupa, mas orientar os bancários que andam descuidados com sua identificação dentro das agências. O superintende também se comprometeu a avaliar o ocorrido na Campanha Nacional e a supervisionar as agências para que outras práticas assediadoras sejam evitadas.

Quanto à ausência de convocações de novos concursados, que desde agosto encontram-se estagnadas, Clayton informou que, no momento, o banco está convocando para o polo de Patos de Minas somente em casos de aposentadoria ou abertura de novas agências. No entanto, já foi assinado o contrato para abertura de uma nova agência na Rua Olegário Maciel, em frente ao Bradesco.

“É importante mantermos um canal de diálogo juntos às superintendências dos bancos, pois pode ser o meio mais rápido e eficaz para apuração de denúncias e correção de eventuais condutas inadequadas por parte de alguns gestores”  informa Ivan Gomes, presidente do Sindicato.

Banco do Brasil: Em reunião com o Superintendente Regional, Edinei Oliveira, foi denunciado o descumprimento da cláusula 36º da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que proíbe a divulgação de ranking dos resultados individuais de seus empregados.

Segundo o que foi relatado ao Sindicato, os gerentes de uma das agências de Patos de Minas tem divulgado essas informações nos e-mails dos funcionários, a fim de pressioná-los ao cumprimento de metas e estimular a competitividade.

Em outro caso, também foi cobrado da superintendência o efetivo cumprimento de Cláusula  49ª do Acordo Aditivo assinado pelo próprio banco, que prevê a efetivação nos cargos de caixa executivo os funcionários que estão substituindo há mais de 90 dias, e que têm interesse em permanecer na função. 

Quanto a contratação dos concursados, foi cobrada a convocação para o polo de Patos de Minas que, como na Caixa, também encontra-se estagnado.

Ednei informou que, conforme previsto no Acordo Aditivo, na cláusula 50ª, o banco se comprometeu a contratar 3 mil funcionários até 31 de agosto de 2014, sendo que, já está programada uma reunião com todas as superintendências, à nível nacional, para organizar a distribuição dessas novas vagas.

O Superintendente também se comprometeu  avaliar e supervisionar as agências para que não sejam mais encaminhadas listas com ranking individual dos funcionários.

“É muito importante a denúncia de práticas assediadoras e ainda mais importante quando se consegue obter provas materiais dessas. Precisamos mostrar insatisfação com relação a esse tipo de conduta, e agir para que elas acabem! Denunciem!” encerrou Lara Mattos, vice-presidente do Sindicato.

Comentários

juliana
Boa noite! Gostaria de saber se esta agência que abrirão em Patos de Minas,será a terceira da cidade ou substituição.Aguardo retorno.Grata .Juliana
SEEB Patos de M...
Prezada Juliana. Boa Tarde. Segundo o que foi informado ao Sindicato durante a reunião com a Superintendência Regional da Caixa, a nova agência que será construída substituirá a que atualmente se localiza na Rua Major Gote. O principal objetivo é conferir a essa agência um espaço maior, acessível e adequado para o atendimento aos clientes, o que, consequentemente, demandará por novas contratações. No entanto, não nos é possível informar quantos serão convocados nem quando isso ocorrerá, visto que, trata-se de um procedimento interno da Caixa, do qual não temos controle. Dessa forma, também estamos aguardando as novas vagas, que surgirão segundo as circunstâncias divulgadas anteriormente, em que só serão convocados novos concursados para o polo de Patos de Minas em casos de aposentadoria ou abertura de novas agências. Estamos acompanhando o andamento das convocações, e o que estava ao nosso alcance fazer foi realizado, ao cobrar esclarecimentos da instituição visando melhorias nas condições de trabalho da categoria, já que não podemos interferir no processo contratual do banco.
AMAILSON
PASSEI NO ÚLTIMO CONCURSO REALIZADO PELO BB PARA A MICRORREGIÃO 05 (PATOS DE MINAS) E GOSTARIA DE SABER QUANDO COMEÇARÃO AS CONVOCAÇÕES E A PREVISÃO SOBRE O NÚMERO DE CONVOCADOS.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie